O Núcleo de Pesquisa, Estudos e Encontros em Dança é formado por professorxs-alunxs-artistas-pesquisadorxs dos cursos de dança do Departamento de Arte Corporal da UFRJ e parceiros-colaboradores.
Desde 2015, desenvolvemos o projeto “Cartografias do corpo na cidade” ocupando afetiva e artisticamente espaços públicos e privados da cidade do Rio de Janeiro –– em especial, o Morro da Conceição, na zona portuária –– com proposições e práticas de deriva, errância e paragem. No encontro com pessoas e lugares da cidade, acompanhamos com nossos corpos e através da produção de cartografias, o processo de transformação da paisagem urbana e seus engendramentos subjetivos e coletivos, investigando a relação entre corpo, cidade, dança e escrita. Esse acompanhamento vem sendo publicado no blog, que surge como um suporte de experimentação, compartilhamento e arquivamento, a partir do desejo de exercitar uma possível escrita-dança cartográfica, onde corpo e escrita são indissociáveis.
Atividades
- Práticas de escrita e ressonância com zonas intensivas da cidade com produção de cartografia entre escrita, imagem e dança;
- Proposição de oficinas e experimentações coletivas.
- Práticas em parceria com colaboradores:
3.1-c.e.m- centro em movimento (Lisboa) gestos paradoxais (agarrar-largar; tecer-destecendo, dar-receber) como política do encontro entre pessoas e lugares da cidade;
3.2- Derivas performáticas pela cidade do Rio de Janeiro com Aline Bernardi
3.3- Colaboração no projeto Reentrâncias do grupo de pesquisa Poéticas Tecnológicas –corpoaudiovisual coordenado por Ivani Santana.
- Reflexão sobre as produções em Tese de doutorado (UERJ), artigos, Trabalhos de Conclusão de Curso, Seminários e Congressos.
Coordenadora
Lidia Costa Larangeira
Integrantes
Bruna Belém (Bolsista PIBIAC-UFRJ)
Laura Vainer
Raquel Oliveira (Bolsista PIBIAC-UFRJ)
Thaís Chilinque (Bolsista PIBIAC-UFRJ)
Colaboradorxs
Ruth Torralba,
Mariana Lemos
Aline Bernardi
Tamara Rothstein
Parceirxs
c.e.m- centro em movimento- Lisboa
Casa Territórios- Rio de Janeiro
Corporeilabs- Laboratório de Corporeidades e Subjetividades- UFF