Programação

Programação

  • 6-22 AGO
  • 23 AGO
  • 24 ago
  • 25 ago
6 A 22 DE AGOSTO DE 2018
13h30 às 16h30
Escola do Olhar do MAR
Curso/ residência
>>

PERFORMANCE AS COUNTER-CHOREOGRAPHY AND SITUATED INSCRIPTION

Hemi Network Course | 60h | Summer 2018
Oferecido à rede do Hemispheric Institute of Performance and Politics

Professores:
Lidia Larangeira e Sérgio Andrade (Brasil)
LabCrítica - UFRJ

Artistas residentes:
Julian Blaue (Alemanha/ Noruega) e Mariana Lemos (Brasil/ Portugal)

Participantes: 
Ana Eugênia (UFRJ - Brasil), Artur Dória (UFPA - Brasil), Bruna Goveia (UFRJ - Brasil), Carolina Natal Duarte (Brasil), Diogo de Almeida (UFRJ - Brasil), Elena Bajo (Espanha), Fabiana Amaral (UFRJ - Brasil), Mariana Valverde (UFRJ - Brasil), Paula Peregrina (UFRJ - Brasil), Nádia Oliveira (UFRJ - Brasil), Regina Díaz (Science Po - França), Silvia Chalub (LabCrítica/UFRJ - Brasil), Shalon Weber (York University - Canadá) e Thaís Chilinque (UFRJ - Brasil).

23 DE AGOSTO DE 2018
09h00 às 16h00
Pilotis
Credenciamento

Pavilhão de Exposições do MAR
Ronda
Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda (Rio de Janeiro)

09h20
Praça Mauá
Quando Marte era habitado por índios ou peixes radioativos
Tulipa Magalhães, Tupiniqueer e W!¡l (Fortaleza)

10h00
Auditório
Abertura >>

Saudações de boas vindas: Lígia Tourinho, Maria Inês Galvão e Sérgio Andrade (Comissão Organizadora | LabCrítica & PPGDan - UFRJ), Angela Brêtas (Diretora da EEFD - UFRJ), Amanda Bonan (Coordenação de Curadoria do Museu de Arte do Rio) e Nayse López (Diretora do Festival Panorama)

11h00
Auditório
Conferências
Estado, violência e gênero >>

EL COMUNISMO QUEER Y LA POSIBILIDAD DE LA VIOLENCIA REVOLUCIONARIA DE GÉNERO
Bernat Tort, Universidad de Puerto Rico – Puerto Rico

REGINA JOSÉ GALINDO, CUERPO DE TRABAJO 
Regina José Galindo, Antigua – Guatemala

Mediação:
Prof. Dr. Cesar Barros
Latin American and Caribbean Studies, State University of New York – EUA

Obs.: as conferências serão realizadas em Espanhol, com tradução simultânea para Inglês, Espanhol e Português.

12h30
Foyer
Dance with me
Élle de Bernadini (Santa Maria)

12h50
Pavilhão de Exposições do MAR 

Stop m2 + g
Letícia Barbosa (Recife)

Xifopagã-Capilares
Natã Ferreira (Natal)

13h00
Praça Mauá
Mar (uma dança com o vento)
Marina Guzzo (São Paulo)

Av. Rio Branco
Tratados em ocasião II
Daniel Santiso e Max Willa Morais (Rio de Janeiro)


13h30 às 14h30
Intervalo para almoço


14h30 às 16h00
Escola do Olhar do Museu de Arte do Rio
Painéis 1, 2, 3, 4 e 5 
Open Space A
>>

Sala 2.1
14h30 às 16h00

Painel 1 – Ocupação, resistência e o direito à cidade
Comunicações em Português: Abrindo horizontes sobre o que é negado: práticas estéticas enquanto produção de gestos poético-políticos – Ana Isabel Monteiro, Doutoranda em Estudos Artísticos, Universidade Nova de Lisboa (Portugal) // Corpo, participação e risco na performance na cidade – Prof. Dr. André Carreira, PROF-ARTES e PPGT, Universidade do Estado de Santa Catarina (Brasil) // Direito à cidade e movimentos (sociais): espetáculo, coreografia ou luta de classes na cidade? Experimentações teóricas entre os estudos de performance e urbanismo – Prof. Dr. Claudio Rezende, PROURB, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil).
Mediação: Profa. Dra. Jacyan Castilho (PPGDan - UFRJ/ Brasil)

Sala 2.2
14h30 às 16h00

Painel 2 – Políticas do sensível: práticas somáticas e intervenção urbana
Comunicações em Português: Performar luto em luta: criação de um corpo-levante – Profa. Dra. Ruth Torralba, Departamento de Arte Corporal, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil) // Uma Política da Escuta: eco-feminismo, práticas somáticas e o corpo-campo-coletivo – Profa. Dra. Patrícia Caetano, PPGArtes, Universidade Federal do Ceará (Brasil) // A dor como plano de experimentação e de contágio somático-performativo – Profa. Dra. Catarina Resende, Departamento de Psicologia, Universidade Federal Fluminense (Brasil)
Mediação: Profa. Dra. Elizabeth Pacheco (UFF/ Brasil)

Sala 3.1
14h30 às 16h00

Painel 3 – Fissuras dos espaços de representação
Comunicações em Português: BICHICE: ética, estética e epistemologia da ruína – Anderson Luiz do Carmo, Doutorando em Teatro, Universidade do Estado de Santa Catarina (Brasil) // A in(visibilidade) do corpo negro no balé clássico na cidade de Salvador: o caso do bailarino Nielson Souza, da São Paulo Cia de Dança – Gleidison Oliveira da Anunciação, Mestrando em Dança, Universidade Federal da Bahia (Brasil) // (Trans)latinoamérica: a presença queer na américa latina – Haroldo André Garcia de Oliveira, Doutorando em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil)
Mediação: Profa. Dra. Mônica da Costa (UFRJ/ Brasil)

Sala 3.2
14h30 às 16h00

Painel 4 – Alteridades do/no corpo
Comunicações em Português, Inglês e Espanhol: Choreographies of Disencounter: Friendship and Exile –  Lucas Girino (Brasil) e Joanna Evans (África do Sul), Doutorandxs em Performance Studies, New York University (EUA) // The Fiction of the Body  –  Zohar Frank, Doutoranda em Performance Studies, Brown University (EUA) // Presencia sensorial. Tiempo físico y digital maya en el cuerpo de Benvenuto Chavajay/Doroteo Guamuch – María Victoria Véliz Flores (Cuba), Doutoranda em Linguagens Modernas, Miami University (EUA).
Mediação: Prof. Dr. Felipe Ribeiro (PPGDan - UFRJ/ Brasil)

Sala 3.3
14h30 às 16h00

Painel 5 – Transgressão, imagem e corpo
Comunicações em Português: Por uma episteme da nudez: composições estéticas de um corpo insubordinado – Profa. Dra. Larissa Ferreira, Instituto Federal de Brasília (Brasil) // Ensaios sobre o corpo exposto – Profa. Dra. Mariana de Rosa Trotta, PPGDan, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil) // Pistas para um ensino/aprendizagem em videoperformance – Ronildo Júnior Ferreira Nobrega, Mestrando em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio de Grande do Norte (Brasil).
Mediação: Prof. Dra. Gilsamara Moura (PPGDança - UFBA/ Brasil)

Open space >>

Auditório
14h30 às 16h00

Open Space A – Corpo político e minorias
Comunicações orais: Eu, você, elas, nós – Andrea Pech, Mestranda em Artes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Brasil) // Cárceres libertários: Performance e Direitos Humanos em Instituições Prisionais – Christina Gontijo Fornaciari, Breno Nogueira, Nailanita Prette, Rebeca Lima e Theo Cunha, Universidade Federal de Viçosa (Brasil) // "Sissy" – o direito ao corpo político de Nando Messias – Julia Baker Valls Pereira, Mestre em História, Políticas e Bens Culturais, Fundação Getúlio Vargas (Brasil)// Trans-Abraço: exercícios de experimentação para uma dança de salão queer – Paola de Vasconcelos Silveira, Doutoranda em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Brasil)
Mediação: Prof. Dra. Mabel Bottelli (DAC - UFRJ/ Brasil)

16h00 às 16h30 
Foyer
Coffee-break >>
Experimentos artísticos >>

Mogno e mais
Corpos Informáticos (Brasília e Rio de Janeiro)

16h30 às 18h00
Auditório
Debate 
Performance, diáspora e vídeo-documentário >> 

NoirBLUE, LES DÉPLACEMENTS D'UNE DANSE
26min. | Idioma: Português | Legendas: Francês
Direção: Ana Pi (FRA/ BRA)

PERFORMANCE AFRO
36min. | Idioma: Português
Direção: Zeca Ligiero (BRA)

Mediação: Profa. Dra. Tatiana Damasceno (UFRJ/ Brasil)

Obs.: exibição dos documentários, seguida de debate com xs diretorxs. Tradução simultânea para Espanhol e Inglês. 

18h00 às 19h30 
Foyer
Confraternização >>
Experimentos Artísticos >>

Transvestir – a travestilidade e a performatividade do gesto*
Idris Bahia e Victor Oliveira (Rio de Janeiro)

Amor
Fábio Salvatti (Florianópolis)

*a performance contém nudez

24 DE AGOSTO DE 2018
09h00 às 16h00
Pilotis
Credenciamento

09h30 às 11h00
Escola do Olhar do Museu de Arte do Rio
Painéis 6, 7, 8, 9 e 10
Open Space B
>>

Sala 2.1
09h30 às 11h00

Painel 6 – Experimentos do corpo na cidade
Comunicações em Português: Corpos Informáticos: participação, performance, política e fracasso – Profa. Dra. Maria Beatriz de Medeiros (Bia Medeiros), Universidade de Brasília (Brasil) // Currículo da Cidade com a Arte: sobre movimentos, conexões, saberes e acontecimentos disparados pelas 'performances queer' nas/das ruas de Belo Horizonte – Glaucia Carneiro, Doutoranda em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) // Fazer filosofia com o corpo na rua: experimentações em resistência  Profa. Dra. Renata Pereira Lima Aspis, Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil)
Mediação: Profa. Dra. Isabela Buarque (PPGDan - UFRJ/ Brasil)

Sala 2.2
09h30 às 11h00

Painel 7 – Composições Marginais na Cena Contemporânea
Comunicações em Português: Linha Branca: investigações do programa performativo – Pablo Roberto Vieira Ferreira, Mestrando em Artes Cênicas,  Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) // Metodologia trans-escénica e imaginario post colonial en búsqueda de la libertad sexual de la propuesta artística chilena ORGIOLOGIA – Ernesto Orellana Gómez, Professor de Teatro na Facultad de Artes Universidad Mayor (Chile); e Paula Sacur Muñoz, Mestranda em Dança, Universidade Federal da Bahia (Brasil) // A transdisciplinaridade de uma dança suja: apontamentos para a mise-en-scène marginal – Tiago Amate, Mestrando em Dança, Universidade Federal da Bahia (Brasil)
Mediação: Prof. Dr. Fábio Salvatti (UFSC/ Brasil)

Sala 3.1
09h30 às 11h00

Painel 8 – Somática e pedagogias da diferença
Comunicações em Português: PenerAreia: Uma performance compartilhada com crianças – Rita Tatiana Gualberto de Almeida, Mestranda em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) // Sentir o invisível, a metodologia Angel Vianna nas práticas não excludentes para pessoas com deficiência intelectual – Profa. Dra. Cida Donato, Departamento de Arte Corporal, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil) // Corpos em resistência: um laboratório sensoriomotor – Profa. Dra. Cecília de Lima H. G. Teixeira, Faculdade de Motricidade Humana (Portugal)
Mediação: Profa. Dra. Joana Ribeiro (PPGAC - UNIRIO/ Brasil)

Sala 3.2
09h30 às 11h00

Painel 9 – História e Dança no Rio de Janeiro: reflexões sobre (r)existir no tempo
Comunicações em Português: Dança e resistência – caminhos para reflexão – Profa. Dra. Fabiana Amaral, Departamento de Arte Corporal, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil) // Memórias da Dança Afrobrasileira, Profa. Me. Waleska Britto, Departamento de Arte Corporal, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil) // Conhecer a história é um modo de (r)existir? – Profa. Me. Maria Alice Motta, Departamento de Arte Corporal, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil)
Mediação: Prof. Dr. Marcus Machado (DAC - UFRJ/ Brasil)

Sala 3.3
09h30 às 11h00

Painel 10 – Performatividades de Combate
Comunicações em Português e Inglês: Haptic Tactic: hyper-tenderness for the [Mexican] state and the performances of Lia García – Cynthia Citlallin Delgado Huitrón, Doutoranda em Performance Studies, New York University (EUA) // Performance e suspensão durante o impeachment de 2016 – Bianca Andrade Tinoco, Doutoranda em Artes na Universidade de Brasília (Brasil) // The Personal encounter with world politics - autobiographism in lecture performances: an anti-capitalist strategy? – Julian Blaue (Alemanha), Doutorando em Art in Context, University of Agder (Noruega)
Mediação: Prof. Dr. Cesar Barros (SUNY / EUA)

Open space >>

Auditório
09h30 às 11h00

Open Space B – Corpo, performance e cidade
Comunicações em Português: Tríptico-reação: Coreopolítica e coreopolícia em três momentos de ocupação da Praça de Bolívar de Bogotá diante dos resultados do plebiscito pela paz na Colômbia – Jenny Fonseca Tovar, Doutoranda em Artes Visuais, Universidade de São Paulo (Brasil) // Se(RE)sistir – o papel do outro em mim. A prática da deriva como configuração artística na dança – Sylvia Carolina Silva Aragão Caetano, Pós-Graduanda de Estudos Contemporâneos em Dança, Universidade Federal da Bahia (Brasil) // Corpo/Performance/Cidade: uma investigação da ação cênico-performativa “Fragmentos de Corpos Urbanos” – Profa. Me. Ariane Guerra Barros, Professora dos Cursos de Artes Cênicas, Universidade Federal da Grande Dourados (Brasil) // Radar 1: experiências performativas entre a rua e a universidade – Profa. Dra. Líria de Araújo Morais e Profa. Dra. Candice Didonet, Professoras dos Cursos de Dança, Universidade Federal da Paraíba (Brasil)
Mediação: Profa. Dra. Lara Seidler (PPGDan - UFRJ/ Brasil)

11h00 às 11h30
Foyer
Coffee-break >>
Experimentos artísticos >>

Hidrat(ação) mental ou banho de leite
Sandra Bonomini (Rio de Janeiro)

Pavilhão de Exposições do MAR
Ronda*
Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda (Rio de Janeiro)

*a performance ocorre durante todo o dia, por todo o museu

11h30
Auditório
Debate>>

FORMAÇÃO EM DANÇA NA AMÉRICA LATINA: PERSPECTIVAS E RESISTÊNCIAS
Convidadxs:
Profa. Lilliam Chacón – Decana da Facultad de Arte Danzario (Cuba); Profa. Dra. Lucía Naser – Professora da Licenciatura em Dança da Universidade de la República (Uruguai); Prof. Dr. Antrifo Sanches – Coordenador do curso de Educação a Distância Licenciatura em Dança, Universidade Federal da Bahia (Brasil); e Profa. Dra. Isabel Marques, Instituto Caleidos (Brasil)

Provocadora:
Profa. Dra. Isabel Marques
Instituto Caleidos – Brasil

Obs.: o debate terá tradução simultânea para idiomas Espanhol, Inglês e Português

13h00 às 15h30
Zona Portuária da Cidade do Rio de Janeiro

Almoço>>
Experimentos Artísticos>>

Praça Mauá
13h00
Paisagens Inter-urbanas
Coletivo Líquida Ação (Rio de Janeiro)

Largo da Prainha
13h00
Algo tão doce
Flora Bulcão (Rio de Janeiro)


13h00 às 14h00
Intervalo para almoço


Avenida Rio Branco
14h00
Caminhada somático-performativa por Marielle(s)
Coletivo Provisório (Fortaleza, Rio de Janeiro, Caruaru e João Pessoa)

Pilotis / Praça Mauá
14h30
Um corpo em estado de espreita (virar bicho)
Joubert Arrais (Juazeiro do Norte)

Pavilhão de Exposições do MAR -
Sala de Encontros (Térreo)

15h00
Do requebrado ao reverberatório
Christiane Lopes da Cunha (Niterói)

15h30
Auditório
Conferências
Somática, hospitalidade e micropolítica >>

SOMATIC PRACTICES AND CULTURAL EMBODIMENT: SOMATIC PRINCIPLES FOR HOSTING DIALOGUE ACROSS CULTURES
Emma Meehan
C-DaRE, Coventry University – Reino Unido

BARTENIEFF FUNDAMENTALS IN SOCIAL SOMATICS
Regina Miranda
Laban/Bartenieff Institute of Movement Studies, LIMS NYC – EUA

Mediação:
Profa. Dra. Maria Alice Poppe
Departamento de Arte Corporal, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Brasil

Obs.: as conferências serão realizadas em Inglês e Português e terão tradução simultânea para Inglês, Espanhol e Português.

17h10
Escola do Olhar - Sala 3.3
Aqui é sempre outro lugar
Carolina Nóbrega (São Paulo)

17h30

Pilotis
Entre Pares*
Rafael Amorin (Rio de Janeiro)

Inverte/brado*
Iamn (Rio de Janeiro)


*a performance contém nudez

25 DE AGOSTO DE 2018
09h00 às 16h00
Pilotis
Credenciamento

09h00 às 10h30

Escola do Olhar do Museu de Arte do Rio
Painéis 11, 12, 13 e 14
Open Space C
>>

Sala 2.1
09h00 às 10h30

Painel 11 – Textualidades e atos de fala
Comunicações em Português: Desocupa! – Profa. Bárbara Conceição Santos da Silva, Departamento de Artes Cênicas, Universidade Federal da Paraíba (Brasil) // Dança com a crítica: escritas performativas – Prof. Dr. Joubert de Albuquerque Arrais, Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Arte, Universidade Federal do Cariri, e PPGDança, Universidade Federal da Bahia (Brasil) // Carta para Judith Butler: performar as marcas – Flávia Naves de Oliveira Santos, Doutoranda em Artes Cênicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Brasil)
Mediação: Prof. Dr. Igor Fagundes (PPGDan - UFRJ/ Brasil)

Sala 2.2
09h00 às 10h30

Painel 12 – Anarquismo, terrorismo poético e circuitos de afeto
Comunicações em Português e Espanhol: O papel da dança nos tempos de agora: materialidades biopolíticas e a urgência de novos circuitos de afeto – Profa. Dra. Márcia Virgínia Mignac da Silva, Escola de Dança, PPGDança, Universidade Federal da Bahia (Brasil) // Reconectar la poesía al cuerpo: poéticas posanarquistas en Clean Room de Juan Domínguez – Diana Delgado-Ureña, Doutoranda em Filosofia e Letras, Universidad Zaragoza (Espanha) // Sub-versão dos fatos: arte, crime e política – Mariana Ramos Soüb de Seixas Brites (Alla Soüb), Doutoranda em Poéticas Contemporâneas na Universidade de Brasília (Brasil)
Mediação: Prof. Dra. Lucía Naser (UdeLaR/ Uruguai)

Sala 3.1
09h00 às 10h30

Painel 13 – Pedagogias do corpo e a formação universitária
Comunicações em Português e Espanhol: Corpo à mostra – uma pedagogia do corpo que atravessa as Mostras de Teatro da UFRJ – Profa. Dra. Jacyan Castilho, PPGDan, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil) // Bricolagem das metodologias etnografia e autoetnografia nas pesquisas em Dança – Profa. Dra. Luciane Moreau Coccaro, Departamento de Arte Corporal, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil); Ana Carolina Navarro, estudante da Licenciatura em Dança da UFRJ; e Thaisa Martins Coelho dos Santos – estudante do Bacharelado em Teoria da Dança da UFRJ (Brasil) // La Performance en la Educación Superior Pública en Bogotá, alcances y retos pedagógicos. Una mirada interdisciplinar desde las Artes Visuales y las Artes Escénicas – Profa. Dra. Andrea Aguia Agudelo e Profa. Dra. Eloisa Jaramillo, Artes Visuales, Universidad Pedagógica Nacional (Colômbia).
Mediação: Profa. Dra. Daniela Amoroso (PPGDança - UFBA/ Brasil)

Sala 3.2
09h00 às 10h30

Painel 14 – Corpo, Dança e Feminismo
Comunicações em Português: Corpos presentes: imagem e performance nas lutas feministas – Olga da Costa Lima Wanderley, Doutoranda em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco (Brasil)// Arte gestante, subversión de las maternidades: Placenteras Danzantes – Dra. Lucrecia Raquel Greco, Pesquisadora visitante, Escola de Dança, Universidade Federal da Bahia (Brasil); e Dra. Paulina Dagnino Ojeda – Universidad de Buenos Aires (Argentina) // NinhoCasa(H)era – Profa. Dra. Gilsamara Moura, Escola de Dança, PPGDança e PPGAC, Universidade Federal da Bahia (Brasil)
Mediação: Profa. Dra. Mariana Trotta (PPGDan - UFRJ/ Brasil)

Sala 3.3
09h00 às 10h30

Open Space C – Composições e metodologias em processo
Comunicações em Português: Entre a capoeira e outras danças afrodiaspóricas: tensionamentos para repensar a improvisação e a dramaturgia na dança – Profa. Me. Gabriela Santos Cavalcante Santana, Professora de Dança da Universidade Federal de Pernambuco e Doutoranda em Artes Cênicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Brasil) // Sobre o que me dedico, há muito tempo: a partir de breves anotações feitas pela monitora – Profa. Me. Letícia Pereira Teixeira, Departamento de Arte Corporal, Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil) // Sambando em Estado de Ritmo: Pisar, Pulsar, Vibrar – Christiane Lopes da Cunha, Mestranda em Estudos Contemporâneos das Artes, Universidade Federal Fluminense (Brasil)// Precariedade como estratégia de composição colaborativa – Tiago Nogueira Ribeiro, Doutorando em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (Brasil)
Mediação: Profa. Dra. Marina Elias (PPGDan - UFRJ/ Brasil)

10h30 às 10h50
Foyer
Coffee-break

10h50
Auditório
Debate >>

ARTICULANDO REDES ENTRE ARTISTAS, PESQUISADORES E ATIVISTAS

Convidadxs: Marcial Godoy-Anativia, Hemispheric Institute of Performance and Politics (EUA); Eugenio Chavez, Festival Havana Vieja (Cuba); e Sérgio Andrade, Trans-In-Corporados (Brasil)

Provocador:
Prof. Dr. Sérgio Andrade (PPGDan - UFRJ/ Brasil)

Obs.: o debate terá tradução simultânea entre Espanhol, Inglês e Português 

12h20
Foyer
Come out to play
Eleonora Artysenk and Lucas Fonseca (Santos and Duque de Caxias)

12h45
Varanda Carioca
Cualquiera! La venganza del Huevo en la Esperanza del Amor
Cualquiera! (Salvador)

Pavilhão de Exibições do MAR
Ronda*
Amador e Jr. Segurança Patrimonial Ltda (Rio de Janeiro)

*durante todo o dia, por todo o museu

13h10
Pilotis
Bocas Famintas
Rosa de Sangue Movimento Artístico (Rio de Janeiro)


13h20 às 14h20
Intervalo para almoço


14h20
Praça Mauá
Manaus: eles estão bem mortos
Coletivo Performa Direito (Viçosa)

14h30
Sala 3.3 (Escola do Olhar do MAR) 
The Personal Encounter with World Politics – The interim report
Julian Blaue & Edy Poppy (Oslo e Berlin)

15h00
Foyer
Lançamento de publicações
>>

Trans-In-Corporados 2017, Vol 2
Organizadores: Sérgio Andrade e Silvia Chalub (LabCrítica Ed.)

Revista Espaço
Editor: Felipe Ribeiro

16h00
Auditório
Conferências
Democracia em chamas >>

ACTIVISM ON SITE AND ONLINE: CHOREOGRAPHING SUBVERSION AND HIERARCHIES
Susanne Foellmer
Center for Dance Research (C-DaRE), Coventry University – Reino Unido

O CORPO DA/NA RUA: ARTE E POLÍTICA NA HIPER-MODERNIDADE
Charles Feitosa
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Brasil

Mediação: 
Marcial Godoy-Anativia
Hemispheric Institute of Performance and Politics – EUA

Obs.: as conferências serão realizadas em Inglês e Português, com tradução simultânea para Inglês, Espanhol e Português

17h30
Auditório
Plenária Final

18h30
Omolokum (Pedra do Sal)
Festa de encerramento


Caderno de Resumos

Sobre

Sobre

O 2º Trans-In-Corporados: Construindo Redes para a Internacionalização da Pesquisa em Dança, seminário internacional, parte do atravessamento entre os Estudos de Dança e os Estudos da Performance, interrogando como ambos os campos têm respondido a estes tempos de crise, desgoverno e voltas ultraconservadoras no Brasil, no Sul Global e em todo mundo. Reunindo pesquisadores, artistas, ativistas e estudantes, Trans-In-Corporados 2018 convida a pensar a ética-política da resposta e do direito de resposta nas nossas práticas corporais, artísticas e acadêmicas. De 23 a 25 de agosto de 2018, serão três dias de conferências, painéis, debates, lançamentos de publicações e mostra de experimentos artísticos no Museu de Arte do Rio (MAR) e em outros espaços da região portuária da cidade do Rio de Janeiro.
Trans-In-Corporados 2018 é uma realização do Laboratório de Crítica (LabCrítica) e do Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDan) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Conta com o apoio da CAPES e a parceria do Museu de Arte do Rio (MAR), do Goethe-Institut e do Festival Panorama, e com a colaboração institucional do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia. O evento é ainda associado a rede do Hemispheric Institute of Performance and Politics, sediado na Universidade de Nova York.
Participam do Trans-In-Corporados 2018 pesquisadores, artistas, ativistas e estudantes de várias regiões do Brasil e de outros 16 países (África do Sul, Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Guatemala, México, Porto Rico, Portugal, Reino Unido e Uruguai).

Convocatória

Convocatória

CONVOCATÓRIA INTERNACIONAL 2018

Provocações

Como nossas práticas artísticas e acadêmicas produzem mundos através de contra-ataque, evitação, resistência, rebeldia, interpelação, formas de troca, de adesão e de solidariedade? Como responder às atuais crises globais e locais, às voltas ultraconservadoras, às políticas migratórias, aos "golpes legais" do Brasil, ao extermínio de minorias e de seus representantes, ao racismo, ao ódio de classe e à xenofobia? Sobre quais diagnósticos e propostas as diferentes perspectivas dos estudos de dança e de performance têm se debruçado nas salas de aula, nos ensaios, nos experimentos artísticos e nas ruas no atual desgoverno das coisas? Quais coreopolíticas, atos de fala e formas de organização têm sido eficazes no agenciamento de proposições, mobilizações e afetos? Como dança, performance, discurso, luta e ação social têm se articulado como espaços de resistência e dissidência frente a "estes tempos"; espaços que não somente respondem à linguagem do poder reacionário, mas que a desativam? Demorar-se na perplexidade da formulação "estes tempos" pode nos levar a gestos novos, alternativos e/ou radicais?  [Como, Por que, Quando] as urgências da resposta política têm capturado os nossos esforços? Como estamos reunindo forças e nos organizando, e como estamos pensando a ética dessa responsividade?

A partir dessas provocações temáticas, pesquisadorxs e artistas de todas as áreas, residentes no Brasil e no exterior, poderão submeter propostas em diálogo com três eixos: 1 – Performance e Performatividades da Dança; 2 – Corpoartivismo, luta social e interfaces; e 3 – Pedagogias contemporâneas. Esses eixos agruparão artistas e pesquisadores selecionados pelo comitê científico e pela curadoria artística do evento.

Modalidades de Participação

a) Propositores

Paper – propostas de apresentação de comunicação oral (20min.), com ou sem ilustrações performáticas e em vídeo. Nessa categoria, podem participar pesquisadorxs doutores, mestres, estudantes de pós-graduação e artistas com trabalhos continuados (nos últimos sete anos). O comitê científico agrupará os papers afins em painéis formados por mesa com até três propositorxs mais um mediador, garantindo 30min de debate entre os presentes. Xs propositorxs deverão preencher o formulário na página, com dados pessoais e resumos em português e em língua estrangeira (inglês ou espanhol), com mínimo de 300 e máximo de 600 palavras. Deverão também enviar currículo vitae ou link de currículo lattes atualizado.

Mesa – propostas de mesas temáticas com até três oradorxs, com ou sem ilustrações performáticas e em vídeo, mais umx mediadorx (opcional – a comissão organizadora poderá indicar x mediadorx). Recomenda-se a garantia mínima de 20min. de fala para cada oradorx e mais 30min. de debate entre os presentes. Recomenda-se, ainda, a participação de pelo menos dois pesquisadorxs doutores ou professorxs na composição da mesa. Os demais participantes podem ser estudantes orientandxs (graduação e pós-graduação) e artistas vinculados às pesquisas apresentadas. Xs propositorxs deverão preencher o formulário, com dados pessoais e resumos em português e em língua estrangeira (inglês ou espanhol) da proposta, com mínimo de 600 e máximo de 1000 palavras. Deverão também enviar currículos vitae ou links de currículos lattes atualizados de todos os integrantes do painel.

Experimentos Artísticos (performances e intervenções) – propostas para ocupação de espaços do Museu de Arte do Rio e região portuária da cidade do Rio de Janeiro (Praça Mauá; Morro da Conceição e Praça de São Francisco). Os formatos das proposições (áreas disponíveis, duração, equipe etc.) deverão seguir as especificações estabelecidas pelo MAR e LabCrítica na convocatória adicional [clique aqui].

IMPORTANTE: cada proposta deverá eleger um eixo de debate, estabelecendo relações entre suas pesquisas e contribuições e as provocações temáticas do seminário.

b) Ouvintes

Interessadxs em acompanhar a programação do seminário sem apresentar trabalho deverão se credenciar a cada dia do evento (sujeito à lotação do espaço); 

Eixos de Debate

I – Performance e Performatividades da Dança: processos de criação e composição, interpretação e interpelação, dramaturgias experimentais, práticas de representação, citação, iterabilidade e demais reflexões que se debruçam sobre o corpo e a produção de atos de fala nos contextos em que se inserem, combinando diversas abordagens (etnografias e cartografias, teoria crítica, teorias de gênero e sexualidade, filosofias da diferença etc.) que tensionam as noções de cena, acontecimento/ evento, dança e coreografia;

II - Corpoartivismo, lutas sociais e interfaces: contaminações do corpo com as lutas políticas, os enfrentamentos da democracia e dos direitos humanos; pesquisas somático-epistemológicas que pensam as intersubjetividades e o corpo geopolítico em movimento com as tecnologias e os demais campos da ciência;

III – Pedagogias contemporâneas: processos e práticas pedagógicas da Dança e da Performance, institucionalizadas ou não, na educação formal e informal. Atravessamentos do campo da educação e as análises contemporâneas do corpo situado.

Publicação

Caderno eletrônico – todxs os participantes serão convidados a enviar textos finais (máx. 15.000 caracteres – somente para propositores), resenhas e críticas (máx. 8.000 caracteres – para ouvintes) para uma publicação digital a ser lançada após o evento. Fotografias, vídeos curtos e outros registros das atividades realizadas no seminário também poderão ser submetidos. O prazo para o envio de materiais para a publicação é até 25 de Setembro de 2018.

Certificados de participação

Serão outorgados certificados de participação àquelxs que participarem de pelo menos 75% das atividades do evento;

Submissões e prazos

As submissões de propostas serão realizadas através dos formulários a seguir:
Prazo de submissão para papers e mesas: de 20 de Março a 30 de Abril;
Prazo de submissão para experimentos artísticos: 06 de abril a 07 de maio; 
Resultado de todas as avaliações: até 22 de Maio;
Prazo para envio de materiais para publicação após evento: 25 de Setembro; 

Sugestão de contribuição voluntária

Trans-In-Corporados: Construindo Redes para a Internacionalização de Pesquisas em Dança é um evento gratuito graças à ajuda de muitos parceiros. Seguindo esse gesto, estamos sugerindo axs participantes do evento uma contribuição simbólica e voluntária para ajudar a cobrir alguns custos de produção da programação:

i –  propositorxs selecionadxs poderão contribuir com uma taxa de R$ 70 (setenta reais);

ii – estudantes de graduação e ouvintxs poderão contribuir com uma taxa de R$ 20 (vinte reais);

iii – artistas selecionadxs para Experimentos Artísticos estão isentos de pagamento de taxas.

A contribuição NÃO É OBRIGATÓRIO e poderá ser depositada em uma caixinha disponível na mesa de credenciamento do evento.

Onde e quando

Local: Museu de Arte do Rio - Praça Mauá, 5, Centro. Rio de Janeiro/RJ.
Dias: 23, 24 e 25 de Agosto de 2018 
Horário: das 09h às 19h
Info: trans-in-corporados@labcritica.com.br

Normas Gerais para Publicação

Normas Gerais para Publicação

Seções do texto:

Para conferências (convidados)


• Título e resumo na primeira língua – até 600 caracteres (com espaços); 3 a 5 palavras-chave (primeira língua); título e resumo em segunda língua – até 600 caracteres (com espaços); 3 a 5 palavras-chave (segunda língua); texto em português, inglês ou espanhol – até 30.000 caracteres (com espaços); referências; dados do autor – até 300 caracteres; 
Para apresentação de paper


• Título e resumo na primeira língua – até 600 caracteres (com espaços); 3 a 5 palavras-chave (primeira língua); título e resumo em segunda língua – até 600 caracteres (com espaços); 3 a 5 palavras-chave (segunda língua); texto em português, inglês ou espanhol – até 17.000 caracteres (com espaços); referências; dados do autor – até 300 caracteres;
Para resenhas e textos críticos de experimentos artísticos e evento:

Título em primeira e segunda língua; texto em português, inglês ou espanhol – até 8.000 caracteres (com espaços); dados do autor – até 300 caracteres. Margens: 3 cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita;

Todos:

Fonte: Arial, tamanho 12;
Espaçamento entre as linhas: 1,5;

Citações: seguir as normas da ABNT (em citações diretas de mais de 3 linhas aplicar recuo de 4 cm, fonte tamanho 10 e espaçamento entrelinhas simples);

Rodapé: preferencialmente, usar apenas para notas (para chamadas de referência, recomendamos usar o sistema autor-data);

Referências: seguir as normas da ABNT (adotar títulos em negrito), que já devem vir no formato adequado para seguirmos com a revisão.
As chamadas para notas de pé de página no corpo do texto devem vir depois da pontuação. Por exemplo: “Vide o ocorrido com a explosão no Riocentro.2 ”.

O arquivo do texto deverá ser enviado em .doc ou .docx, nomeado da seguinte maneira: NOME DO AUTOR_ Nome do Painel ou Open Space_Título do paper.

Caso seu paper contenha imagens (até 3 imagens), favor enviá-las separadamente, em formato jpg, com resolução mínima de 300 dpis. Os arquivos de fotos deverão ser nomeadas assim: “nome ou descrição da imagem (opcional) © crédito ou nome do fotógrafo”.

Prazo de envio de textos do 2º Trans-In-Corporados: 30 de Setembro de 2018.

Enviar para: trans-in-corporados@labcritica.com.br

Equipe

Equipe

Comissão Organizadora 

Prof. Dr. Sérgio Andrade
Presidente da Comissão / Coordenador do Laboratório de Crítica
Programas de Graduação e de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Profa. Dra. Lígia Tourinho
Programas de Graduação e de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Profa. Dra. Maria Inês Galvão
Programas de Graduação e de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Produção LabCrítica

Direção de Produção: Sérgio Andrade

Coordenação de Produção de Evento: Silvia Chalub

Coordenação de Produção Artística: Bruno Parisotto

Coordenação de Equipe de Monitores: Maria Inês Galvão

Assistente de Produção (Bolsista PROFAEX - UFRJ): Joyce Pedroso

Identidade Visual: Iara Sales

Webdesign: Matheus Graciano

Video: Tonlin Cheng

Foto: Laura Díaz Galán

Assistente de Foto: María Paula Rodríguez

Equipe de Monitores: Ana Cláudia Mello, Beatriz Pizarro, Dandara Ferreira, Eleonora Artysenk, Erivan Borges, Fabiana Amaral, Filipe Nanttel Nascentes, Giulia Fiorani, Jefferson Santos Costa, Jéssica Louzada, Lucas Fonseca, Mariana Nomelini, Natália Silva, Raquel Oliveira, Rayan Pires, Thábata Ribeiro e Yuri Dias

Comitê Científico

Prof. Dr. Cesar Barros 
Latin American and Caribbean Studies, State University of New York, EUA

Profa. Dra. Cristina Fernandes Rosa
Dance Department, University of Roehampton, Reino Unido

Profa. Dra. Daniela Amoroso
Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA, Brasil

Profa. Dra. Daniella Aguiar
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFU, Brasil

Prof. Dr. Fábio Salvatti
Curso de Artes Cênicas da UFSC, Brasil

Profa. Dra. Gilsamara Moura
Programas de Pós-Graduação em Dança e Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, Brasil

Dra. Hetty Blades
Center for Dance Research (C-DaRE), Coventry University, Reino Unido

Profa. Dra. Joana Ribeiro
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO, Brasil

Profa. Dra. Lenira Peral Rengel
Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA, Brasil

Profa. Dra. Lígia Tourinho
Programa de Pós-Graduação em Dança da UFRJ, Brasil

Profa. Dra. Lucía Naser
Licenciatura em Dança, IENBA - Universidad de la República (UdelaR), Uruguai

Profa. Dra. Maria Inês Galvão
Programa de Pós-Graduação em Dança da UFRJ, Brasil

Prof. Dr. Renato Ferracini
Lume
Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Unicamp, Brasil

Prof. Dr. Sérgio Andrade
Programa de Pós-Graduação em Dança da UFRJ, Brasil

Profa. Dra. Thereza Rocha
Curso de Graduação em Dança da UFC, Brasil

Prof. Dr. Zeca Ligiero
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO, Brasil

Curadoria Artística

Felipe Ribeiro (Convidado)
Maria Alice Poppe (LabCrítica)
Janaína Melo (MAR)
Julia Baker (MAR)
Lígia Tourinho (LabCrítica)
Sérgio Andrade (LabCrítica)

Realização

Laboratório de Crítica
Programa de Pós-Graduação em Dança
Departamento de Arte Corporal
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Apoio

CAPES | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior, Ministério da Educação – Brasil

Parceria

Museu de Arte do Rio
Festival Panorama
Goethe-Institut

Colaboração Institucional

Centro Coreográfico do Rio de Janeiro
Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA
Hemispheric Institute of Performance and Politics 
APOIO
REALIZAÇÃO
APOIO
REALIZAÇÃO
PARCERIA
Festival Panorama
Museu de Arte do Rio
APOIADORES DO MUSEU DE ARTE DO RIO
COLABORADORES INSTITUCIONAIS
PPGDança UFBA