Rehacer – 10 años después en lugar a dudas foi um projeto de residência artística de Iara Sales, Sérgio Andrade e Tonlin Cheng (integrantes do GP LabCrítica) no centro de arte contemporânea lugar a dudas, na cidade de Cali, Colômbia, realizado de Outubro a Dezembro de 2019. O projeto foi marcado pelo retorno dos artistas a Cali dez anos depois de um episódio de perda de arquivo na cidade, o projeto de vídeo Ilesos, nos vemos ou nos vemos ilesos (2008), dirigido por Sérgio Andrade, que contou com a participação de outros quinze artistas colombianos. A obra fora produzida durante a primeira residência do artista brasileiro em lugar a dudas, em 2008, e foi perdida, em 2009, devido a um episódio de furto de bagagens ocorrido no Aeroporto Internacional de Cali no final de uma turnê do CoMteMpus – grupo de dança e performance, à época, integrado por Iara, Sérgio, Tonlin e outros artistas de Salvador/Ba.
Foi partindo da experiência de perda de arquivo que os artistas forjaram um novo retorno à Colômbia, dez anos depois, buscando investigar a noção de reenactment como um procedimento performativo para reativar memórias, re-trabalhar caminhos, re-performar danças: rehacer la experiencia en lugar a dudas – jamás como antes, pero siempre como de nuevo, transcriando imagens, narrativas e ficções. Com incentivo do FUNCULTURA 2017/2018, Rehacer congregou atividades de pesquisa, manutenção de grupo de estudos e criação das obras Papas Like Me e Mientras Bailamos, bem como outras ações de difusão, como a realização do workshop Performar_____Materiales e as apresentações de PEBA, via projeto PEBA – Circulação América Latina (FUNCULTURA 2017/2018).
O período de residência artística em Cali coincidiu com o início das jornadas de protestos populares que tomaram as ruas de diversas cidades do país no fim do ano de 2019 e que seguiram em marcha durante o ano de 2020. Os encontros com as lutas e com as distopias da urbe caleña atravessaram intensamente os processos dos artistas em residência e os principais resultados dessa convergência podem ser conferidos neste site.
Depoimentos de Iara, Sérgio e Tonlin
Acessível em libras
Das ações e resultados
Mientras Bailamos
Série mixed-media e performance situada, de Sérgio Andrade. Mientras Bailamos (MB) reúne 7 peças (entre video-instalações, coreografia, composição de objetos e materiais residuais, textos e roteiro de palestra-performance) recombinadas em 5 ações cumulativas (de intervenção urbana, circuitos de exposição e palestra-performance) em diálogo radical das distopias do espaço urbano, as lutas sociais que tomaram a cidade de Cali durante o período de residência e a memória de tele e contracoreografias emergidas no contexto de aliança entre o neocolonialismo, o neoliberalismo e o neofascismo nas Américas. As ações cumulativas da série foram primeiramente realizadas de 27 de novembro a 14 de dezembro de 2019 na residência lugar a dudas, tendo sua primeira exibição completa no Open Studio Lugar a Dudas de 14 de dezembro. Depois, sob a curadoria de Victor Albarracín Llanos, três de suas peças ficaram em exibição nas galerias La Vitrina e el Ensayadero, de lugar a dudas, durante todo o mês de Fevereiro de 2020.
<<— deslize —>>
Para mais informações, vídeos, fotos e textos da série:
Papas Like Me
Experimento de endurance performance de Tonlin Cheng que dialoga com os conceitos marxianos de trabalho e alienação laboral. Explora a relação entre a produção de imagem como modus operandi das relações sociais e a consumação dos corpos através do trabalho como inseparável da própria sobrevivência humana. O experimento é um recorte da investigação em videodança Trabalho, a qual vem sendo desenvolvida por Tonlin em colaboração com os/as artistas Gabriela Holanda, Iara Sales e Sérgio Andrade, e que conta com incentivo FUNCULTURA 2017/2018.
<<— deslize —>>
PEBA
Realização de duas apresentações de PEBA (2013) em lugar a dudas, nos dias 28 e 29 de novembro de 2019, integrando a programação do Open Studio Lugar a Dudas de novembro. As apresentações foram realizadas através do projeto PEBA – Circulação América Latina que levou a obra para Rio de Janeiro/ Brasil, Montevideo/ Uruguai, Cali/ Colômbia, La Plata/ Argentina e Buenos Aires/ Argentina, com financiamento do FUNCULTURA 2017-2018.
Para mais informações sobre a obra:
Performar______Materiales
Workshop que explora experimentos e estratégias performativas sobre, com, a partir e através de materiais. Ministrado por Sérgio Andrade, o workshop é destinado a artistas, pesquisadores e estudantes de dança, performance e artes do corpo interessados no entrecruzamento de abordagens metodológicas de “prática baseada em pesquisa” e “pesquisa liderada pela prática” (practice-based research and practice-led research methods). Em Cali, o curso foi oferecido a estudantes da Escuela Departamental de Bellas Artes, dos cursos de dança e teatro, a convite da artista e professora de performance art da instituição, Monica Restrepo.
<<— deslize —>>
Grupo de Estudos
O Grupo de Estudos se caracterizou como um espaço continuado de diálogos, no qual Iara, Sérgio e Tonlin se encontraram regularmente com artistas locais de Cali e outros artistas residentes de lugar a dudas. O mote de investigação inicial partiu do interesse de investigar procedimentos de reenactment entre dança, performance, vídeo e instalação, bem como de intercambiar experiências e participar das rotinas diárias da cidade. A partir desses encontros os artistas retrabalharam referências e exercitaram práticas que colaboraram com o desenvolvimento dos projetos de criação e da produção teórica da pesquisa em curso.
Produção de Textos
Durante os meses de residência, Iara Sales e Sérgio Andrade deram continuidade às suas pesquisas em desenvolvimento e produziram os seguintes textos: i. PEBA: festa e precariedade na fronteira entre Pernambuco e Bahia – texto de Iara Sales para a finalização do curso de especialização Estudos Contemporâneos em Dança da UFBA, sob a orientação da Profa. Dra. Daniela Guimarães; ii. Tele(counter)choreographies: theorizing dance as performative practice | Preliminary Introduction – texto de introdução da pesquisa de pós-doutorado de Sérgio Andrade, realizada na New York University (2020-2021); iii. Para leer mientras bailo – texto base da palestra-performance La coreografia del neofascismo cotidiano es miedo, de Sérgio Andrade, que de encerrou a série Mientras Bailamos (uma cópia deste último está disponível para download na página da série MB); iv. Mientras Bailamos, nas ruas, nas redes – capítulo de livro (no prelo) organizado pelo PPGAC/UFBA e pela Edufba.
©lugar a dudas, 2019.
Ficha Técnica
Artistas residentes: Iara Sales, Sérgio Andrade e Tonlin Cheng • Assessora de comunicação: Flora Noberto • Libras: VouSer Acessibilidade • Interpretação em Libras: Ana Borges • Consultoria surda: Yanna Porcino • Roteiro e edição de vídeo de depoimentos: Tonlin Cheng • Edição de site: Sérgio Andrade • Arte: Iara Sales.