Lançamento do Mestrado em Dança da UFRJ

O Programa de Pós-Graduação em Dança da UFRJ (PPGDan/UFRJ)  convida a todxs para  celebrar a abertura de seleção da primeira turma do Mestrado em Dança.  A programação se inicia no dia 22 de novembro, no salão de dança Helenita Sá Earp na EEFD/UFRJ, com a realização da oficina Magia e Técnica, ministrada pela bailarina e coreógrafa Morena Nascimento. No dia 23 de novembro, junto à apresentação do PPGDan, receberemos a Profa. Dra. Gabriele Klein, da Universität Hamburg (Alemanha) que proferirá a palestra inaugural “Artistic Production and Academic Research: How to work on and with the Tanztheater Wuppertal Pina Bausch” [Produção Artística e Pesquisa Acadêmica: Como Trabalhar sobre e com a Cia. Tanztheater Wuppertal Pina Bausch], no Teatro Angel Vianna do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro. A palestra em inglês contará com a tradução simultânea para português. A organização do evento é uma parceria PPGDan e LabCrítica, com apoio do Goethe-Institut.

*

 

Magia e Técnica

Morena Nascimento

 

Oficina de dança com Morena Nascimento que tem como objetivo compartilhar um modo de entender e fazer dança, focando na organização do movimento no espaço a partir de exercícios técnicos sistematizados como dispositivos potencializadores de paixões e encantamentos no corpo. Destinada a atrizes/atores, bailarinas/bailarinos, artistas cênicos em geral que tenham prévia experiência com algum trabalho corporal e todos aqueles que se interessem pelas pulsões poéticas e subjetivas que nos fazem mover.

Interessadxs devem enviar e-mail para contato@labcritica.com.br com uma minibiografia destacando sua formação e suas principais atividades artísticas (máximo 200 palavras).

Serão disponibilizadas 35 vagas. Prazo das inscrições: 20 de novembro de 2018.

 

Morena Nascimento é bailarina e coreógrafa. Integrou de 2007 a 2010 o Tanztheater Wuppertal Pina Bausch, companhia com a qual continua contribuindo artisticamente como bailarina convidada. Atualmente vive entre Brasil e Alemanha, combinando seu trabalho autoral em dança em várias cidades no Brasil com sua agenda na companhia na Alemanha. Atuou em filme de homenagem a Pina Bausch (2012), sob direção de Wim Wenders.

 

*

 

Produção Artística e Pesquisa Acadêmica: como trabalhar sobre e com a Tanztheater Wuppertal Pina Bausch

Profa. Dra. Gabriele Klein (Universität Hamburg – Hamburgo, Alemanha)

 

A Tanztheater Wuppertal é uma companhia de dança de renome mundial com um grande número de publicações. O que chama a atenção aqui é que a maioria dessas publicações é principalmente de “ciência popular”. Como podemos abordar essa grande obra cientificamente? Como lidar com esse material exuberante? Quais abordagens teóricas e metodológicas são apropriadas? A palestra segue essas questões apresentando os resultados centrais do projeto de pesquisa Tanz als a Geste [Dança como Gesto]. Esse projeto tratou principalmente das coproduções internacionais do Tanztheater Wuppertal, contou com a cooperação da Fundação Pina Bausch e foi apoiado pela Fundação Alemã de Pesquisa.

 

Gabriele Klein é Professora de Estudos de Dança e de Performance na Universidade de Hamburgo, Alemanha. É diretora do grupo de pesquisa Translation and framing. Practices of medial transformations, oradora adjunta da pós-graduação Collectivity in urban and digital spaces, investigadora principal na pós-graduação Virtuality of the aesthetic, Diretora do Programa de Pós-Graduação Performance Studies Hamburg, e Codiretora do Research Center for Media and Communication, Universidade de Hamburgo. Foi professora convidada em diversas instituições, tais como: University in Bern (Suíça), Mozarteum Salzburg (Áustria), Smith College (USA), University of Stellenbosch (África do Sul) e Osaka City University (Japão). Entre suas publicações em inglês, se destacam os livros Dance (and) Theory (2013) e Emerging Bodies (2011), além da edição On Labour and Performance, na revista Performance Research (2013)Se destacam também os artigos: “Urban Choreographies”, in: The Oxford Handbook of Dance and Politics; e “Dance Theory as a Practice of Critique”, in: Dance [and] Theory.