“A performatividade como política do corpo no movimento dançado ou porque a representação não basta”, defesa de mestrado de Clarice Silva (PPGDan/UFRJ)

Foto de Renato Mangolin

 

No próximo dia 02 de Setembro, às 14h, Clarice Piedade Silva, pesquisadora associada ao GP LabCrítica, defende sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Dança da UFRJ (PPGDan/UFRJ). Sob a orientação do professor doutor Sérgio Andrade, a pesquisa é intitulada A performatividade como política do corpo no movimento dançado ou porque a representação não basta, e está vinculada a linha de pesquisa Performance e Performatividades de Dança do PPGDan/UFRJ.

 

Resumo da pesquisa

Esta dissertação apresenta um estudo sobre a performatividade do movimento dançado e suas implicações nas relações ético-políticas do bailarino em seu enfrentamento seja com a coreografia, a dramaturgia ou a noção de autoria. Tomada para além dos aspectos de consecução de efeitos pretendidos de uma dança cênica, afirma-se que a performatividade pode efetuar um desvio na operação de obediência a uma arquitetura hierárquica tradicional em dança. É traçada uma investigação em caráter de exploração conceitual, tendo como base sobretudo a referência à Teoria da Performatividade, em direção ao debate do caráter iterável e distribuído de um acontecimento de dança. A dramaturgia, em sua acepção além da correspondência à produção do texto teatral, e o limite da representação são abordados na identificação do que, na performatividade do bailarino, excede qualquer acordo prévio. Não simplesmente negando a possibilidade de repetição e conformação de efeitos pretendidos, é proposta uma noção de autoria distribuída que, em seu reconhecimento, evidencia o cunho político do encadeamento da agência de uma dança. Para tanto, através de revisão bibliográfica e no cruzamento com questões de memória biográfica encarnada da autora, é desenvolvido o argumento de uma espacialidade cênica inter-relacional. Tal argumentação é construída sobretudo a partir do encontro de autores dos campos da dança, da filosofia, da geografia e da somática. No cruzamento desses campos, o desenvolvimento da faculdade da sensibilidade, proposto pela educação somática, evidencia qualidades de produção de subjetividade afins e necessárias, as quais partem da assunção da diferença e da esfera da possibilidade da multiplicidade como política no movimento dançado.
Clarice Piedade Silva — Mestranda em Dança (PPGDan/UFRJ)

A banca examinadora da defesa de dissertação é constituída pelas(os) professoras(es) doutoras(es) Sérgio Pereira Andrade (UFRJ/orientador), Pablo Assumpção (UFC) e Silvia Soter (UFRJ) como titulares e Flavia Meireles (CEFET-RJ) e Felipe Ribeiro (UFRJ) como suplentes.

 

 

Devido à pandemia de Covid-19, o evento ocorrerá via plataforma Zoom e as pessoas interessadas em acompanhá-lo poderão entrar na sala virtual, no dia 02/9, até às 13:55h.

 

Link da plataforma Zoom

Tópico: Defesa de Mestrado de Clarice Piedade Silva — PPGDan/UFRJ

Hora: 2 set. 2021 02:00 da tarde (horário do Rio de Janeiro)

Entrar na reunião Zoom

https://us02web.zoom.us/j/89374000662?pwd=ZGJYZHhMd1UrR3pKN2dDL2xUeHdWUT09

ID da reunião: 893 7400 0662

Senha de acesso: 465153