Trans-In-Corporados 2018: ressonâncias

*Foto: Inverte/brado, de Iamn © Laura Díaz Galán.

 

Trabalhos apresentados – e gerados – durante o seminário Trans-In-Corporados 2018 serão reunidos em publicação digital

Nos dias 23, 24 e 25 de agosto, uma profusão de corpos e vozes interessados em interpelar e performar modos de estar no mundo hoje invadiu o Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, para a segunda edição do seminário Trans-In-Corporados: construindo redes para internacionalização da pesquisa em dança. Foram seis conferências, três mesas de debate, 55 comunicações orais e 24 experimentos artísticos que envolveram diretamente 173 pessoas inscritas e atraíram, em média, 200 pessoas por dia. Como em 2017, o evento transbordou o espaço do museu, se esparramando pela região portuária do Rio, e provocou debates fundamentais para a vida nas cidades.

Realizado pelo Laboratório de Crítica (LabCrítica) e o Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDan) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio da CAPES, o seminário vai se consolidando como um importante instrumento de troca de saberes no campo da dança e da performance – um espaço de difusão de pesquisa e também de formação.

Parte da programação do Trans-In-Corporados 2018, o curso/residência Performance as Counter-Choreography and Situated Inscription ocupou a Escola do Olhar do MAR desde o dia 6 de agosto e culminou com seminário. Oferecido pelo LabCrítica, em associação com rede do Instituto Hemisférico de Performance e Política, um grupo de artistas-pesquisadores se reuniu durante 3 semanas, diariamente, para pensar a performance como uma prática contra-coreográfica em relação à mercantilização do corpo, das trocas sociais e dos espaços da cidade.

A riqueza desses encontros ganhará novo contorno com o lançamento da publicação digital Trans-In-Corporados 2018. Reunindo textos produzidos pelos participantes do seminário e do curso/residência, relacionados às suas falas ou performances, a publicação oferecerá a chance de ampliar o alcance e de traçar caminhos singulares para os trabalhos apresentados.

Todos os participantes são convidados a enviar seus textos. Veja Normas Gerais para Publicação abaixo. Fotografias, vídeos curtos e outros registros das atividades realizadas durante o Trans-In-Corporados 2018 também poderão ser submetidos.

O prazo máximo para o envio de materiais para a publicação é 30 de Setembro de 2018.

O lançamento da publicação está previsto para o início do próximo ano.

Veja as fotos do Trans-In-Corporados 2018 

Veja a publicação digital Trans-In-Corporados 2017

NORMAS GERAIS PARA PUBLICAÇÃO

Para conferências (convidados): Título e resumo na primeira língua – até 600 caracteres (com espaços); 3 a 5 palavras-chave (primeira língua); título e resumo em segunda língua – até 600 caracteres (com espaços); 3 a 5 palavras-chave (segunda língua); texto em português, inglês ou espanhol – até 30.000 caracteres (com espaços); referências; dados do autor – até 300 caracteres;

Para apresentação de paper: Título e resumo na primeira língua – até 600 caracteres (com espaços); 3 a 5 palavras-chave (primeira língua); título e resumo em segunda língua – até 600 caracteres (com espaços); 3 a 5 palavras-chave (segunda língua); texto em português, inglês ou espanhol – até 17.000 caracteres (com espaços); referências; dados do autor – até 300 caracteres;

Para resenhas e textos críticos a partir dos experimentos artísticos e do próprio seminário: Título em primeira e segunda língua; texto em português, inglês ou espanhol – até 8.000 caracteres (com espaços); dados do autor – até 300 caracteres.

Todos:
Fonte: Arial, tamanho 12;
Espaçamento entre as linhas: 1,5;
Margens: 3 cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita;
Citações: seguir as normas da ABNT (em citações diretas de mais de 3 linhas aplicar recuo de 4 cm, fonte tamanho 10 e espaçamento entrelinhas simples);
Rodapé: preferencialmente, usar apenas para notas (para chamadas de referência, recomendamos usar o sistema autor-data);
Referências: seguir as normas da ABNT (adotar títulos em negrito), que já devem vir no formato adequado para seguirmos com a revisão.
As chamadas para notas de pé de página no corpo do texto devem vir depois da pontuação. Por exemplo: Vide o ocorrido com a explosão no Riocentro.²
O arquivo do texto deverá ser enviado em .doc ou .docx, nomeado da seguinte maneira: NOME DO AUTOR_ Nome do Painel ou Open Space_Título do paper.

Caso seu paper contenha imagens (até 3 imagens), favor enviá-las separadamente, em formato JPG, com resolução mínima de 300 DPIs. Os arquivos de fotos deverão ser nomeados assim: nome ou descrição da imagem (opcional) © crédito ou nome do fotógrafo.

Prazo de envio de textos do 2º Trans-In-Corporados: 30 de Setembro de 2018.

Enviar para: trans-in-corporados@labcritica.com.br