Trans-In-Corporados: construindo redes para a internacionalização da pesquisa em dança | Seminário Internacional (2017)

O Laboratório de Crítica do Departamento de Arte Corporal da UFRJ (LabCrítica), em parceria com o Festival Panorama e com o Museu de Arte do Rio (MAR), realiza a primeira edição do seminário internacional multilíngue (inglês, espanhol e português) Trans-In-Corporados: Construindo Redes para a Internacionalização da Pesquisa em Dança, nos dias 10 e 11 de novembro de 2017, no MAR. Trans-In-Corporados reúne recentes investigações de/sobre dança e suas interfaces voltadas à reflexão de processos e políticas de tradução, remixação e disseminação. A programação é composta por apresentação de trabalhos em painéis open space, debates, conferências, lançamento de publicação e mostra de experimentos artísticos no MAR e em outros espaços da região portuária do Rio de Janeiro.

O evento surge para impulsionar e difundir a criação do recente Programa de Pós-Graduação em Dança da UFRJ (PPGDan – UFRJ) – Mestrado em Dança (em fase de implementação) – e para inserir o programa nas conversações que outros programas e as redes de pesquisa da área vêm atualmente desenvolvendo no Brasil e no exterior. Além de professores do PPGDan – UFRJ, o comitê científico do evento é formado por artistas-pesquisadores convidados de várias universidades do Brasil, dos Estados Unidos e do Reino Unido. A co-curadoria de seleção dos experimentos artísticos é uma parceria LabCrítica e MAR.

O Programa de Pós-Graduação em Dança da UFBA (PPGDança – UFBA) e o Centro Coreográfico do Rio de Janeiro são colaboradores do evento e, juntos a outros convidados, como Goethe Institute Rio, Festival Panorama e Festival Atos de Fala, participam de mesas de debate na programação. O coordenador de área das Ciências Sociais Aplicadas I da CAPES, Prof. Dr. Maurício Lissovsky (ECo – UFRJ), participa do evento proferindo uma palestra sobre as perspectivas para a internacionalização das pesquisas em artes e humanidades no Brasil.

Acesse a página do evento e confira a programação, as provocações em debate e a convocatória completa.

 

Sugestão de contribuição voluntária

O seminário Trans-In-Corporados: Construindo Redes para a Internacionalização de Pesquisas em Dança está sendo realizado com baixo custo orçamentário e conta com uma rede de colaboração de instituições parceiras. Seguindo esse gesto, estamos sugerindo aos participantes do evento uma contribuição simbólica e voluntária para ajudar a cobrir alguns custos de produção da programação:

i – aos propositores selecionados sugerimos uma taxa de R$ 70 (setenta reais);

ii – aos estudantes de graduação e ouvintes sugerimos uma taxa de R$ 20 (vinte reais);

iii – aos artistas selecionados para Experimentos Artísticos (performances e intervenções) sugerimos a isenção de pagamento de taxas.

O depósito da contribuição NÃO É OBRIGATÓRIO e poderá ser feito em uma caixinha disponível na mesa de credenciamento do evento.

 

Comissão organizadora

Profa. Dra. Maria Inês Galvão | PPGDan UFRJ

Profa. Dra. Lígia Tourinho | PPGDan UFRJ

Prof. Dr. Sérgio Andrade | Presidente da comissão | PPGDan UFRJ

Comitê técnico-científico

Prof. Dr. Cesar Barros | Latin American and Caribbean Studies – State University of New York, EUA

Profa. Dra. Cristina Fernandes Rosa | Dance Department – Roehampton University, Reino Unido

Profa. Dra. Daniela Amoroso | PPGDança UFBA, Brasil

Profa. Dra. Daniella Aguiar | PPGAC UFU, Brasil

Dra. Hetty Blades | C-DaRE, Coventry University, Reino Unido

Profa. Dra. Joana Ribeiro | PPGAC UNIRIO, Brasil

Profa. Dra. Lenira Peral Rengel | PPGDança UFBA, Brasil

Profa. Dra. Lígia Tourinho | PPGDan UFRJ, Brasil

Profa. Dra. Maria Inês Galvão | PPGDan UFRJ, Brasil

Prof. Dr. Sérgio Andrade | PPGDan UFRJ, Brasil

Profa. Dra. Thereza Rocha | Dança UFC, Brasil

Curadoria artística

Felipe Ribeiro | Curador Convidado

Flavia Meireles | Laboratório de Crítica

Janaína Melo | Museu de Arte do Rio

Julia Baker | Museu de Arte do Rio

Lígia Tourinho | Laboratório de Crítica

Sérgio Andrade | Laboratório de Crítica