Finita começa com um vazio. O espectador entra no teatro e encontra apenas uma cadeira, um casaco e uma vitrola. Logo surge a questão que irá nortear o espetáculo: onde está o performer? O que observo: a plateia ou o palco?
Denise Stutz joga com o lugar do palco e do espectador durante toda a sua apresentação. Ela desconstrói o espetáculo nos dizendo o que imagina que este poderia ser. A real criação da cena se dá na mente de cada espectador. Ao sermos embalados pela música que guiou Denise em sua criação, começamos a imaginar o que será e o que poderia ter sido o espetáculo que estamos assistindo. Denise cria uma cumplicidade com seu público ao questioná-lo a todo minuto. Ela quer que ele participe de sua criação. Os contornos da apresentação são dados pelo público, pois o verdadeiro espetáculo acontece nas imagens que o espectador cria a partir do texto de Denise. Apesar da dança ser uma arte ligada à visão, Denise quase não realiza movimentos, esses serão feitos pelo público, em sua imaginação. O espetáculo pode tomar várias formas, como a coreógrafa mesma diz: e se…
O “e se” se transforma eternamente dentro do espectador. Denise faz referência a diversos espetáculos e ativa essa memória em nós. Mas, da mesma forma que criamos o espetáculo de Denise em nossas mentes, recriamos as performances que ela evoca de maneiras diferentes. A ativação da memória individual de cada um se dá de forma diferente e o que guardamos de cada espetáculo é único. Logo, ao reativar os espetáculos para o público, Denise convida as pessoas a relembrar momentos vivenciados em certos espetáculos que o público assistiu e, caso não tenham essa referência, cada um cria um novo espetáculo em sua mente. Assim vamos, junto com a artista, criando memórias e nostalgias de peças que nos são familiares ou inventando novas histórias.
Outro fator muito interessante em Finita é que o lugar entre o performer e o público é trocado constantemente. Através do deslocamento de Denise para a cadeira da plateia, a linha que existe entre palco e público é desfeita, esses se fundem constantemente durante os 40 minutos de espetáculo.
Finita se cria a cada nova encenação, a cada nova apresentação, pois o papel do público é essencial para o que está sendo mostrado naquele período no teatro. Não que seja uma participação ativa, mas sem o entrosamento do público com as memórias que Denise conta, o espetáculo não se concretiza. Ele se faz com vigor e energia dentro da mente de cada espectador, de cada indivíduo que está presente no teatro e escolhe se fazer presente e mergulhar na história contada pela bailarina.
Como em seu solo anterior, 3 solos em 1 tempo, Denise coloca em cena questões muito intimas. Nesse novo trabalho, ela nos apresenta uma carta que sua mãe lhe escreveu e fala sobre saudade e nostalgia. Denise nos expõe suas questões como filha e como mãe. O tempo passou, mas sobrou a memória, a lembrança daqueles momentos em família. A memória de sua mãe estará sempre presente mesmo após a morte. Uma memória afetiva com a qual todos conseguem se identificar e, mais uma vez, quebrar a barreira entre palco e plateia.
Ao final de sua apresentação podemos sentir essa mistura entre plateia e palco com grande intensidade. A ideia é que não exista mais audiência e artista, os dois são iguais, pois a história que é contada é contada por ambos. Essa história é sempre misturada e acrescentada aos nossos referenciais e, através dessa mistura, se torna o espetáculo que vi naquele dia em determinado momento de minha vida.