Bolsas para estudantes da UFRJ para o curso/residência “Performance as counter-choreography and situated inscription”

O GP LabCrítica está realizando o curso/residência intensivo Performance as Counter-Choreography and Situated Inscription (60h), que tomará lugar no Museu de Arte do Rio de 6 a 25 de Agosto, no Rio de Janeiro, em conjunção a programação do Trans-In-Corporados 2018. O curso/residência está associado a rede do Instituto Hemisférico de Performance e Política, sediado na New York University e está recebendo estudantes e artistas do Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos e França, os quais poderão aproveitar horas e créditos em seus programas de pós-graduação locaisAs atividades são lideradas pelxs professorxs Lidia Larangeira e Sérgio Andrade (UFRJ) e contam com a parceria dxs artistas residentes Julian Blaue (GER/ NOR) e Mariana Lemos (POR/ BRA).

O LabCrítica está oferecendo oito vagas para estudantes de todas as áreas da UFRJ, com bolsa de isenção de taxas, que serão selecionados através desta convocatória adicional. Para participar do curso é necessário ter conhecimento avançado ou intermediário em inglês. Saiba mais abaixo. Prazo de inscrição até 25 de julho.

 

Performance as counter-choreography and situated inscription

Curso/ residência de 3 semanas, 60h | 6 – 25 DE AGOSTO, 2018

Laboratório de Crítica – Universidade Federal de Rio de Janeiro, Brasil

Oferecido em conjunção com o 2nd Trans-In-Corporados: Building Networks for International Dance Research e em associação à rede do Hemispheric Institute of Performance and Politics

 

Professorxs:

Lidia Larangeira (UFRJ)

Sérgio Andrade (UFRJ)

 

Artistas residentes para workshops:

Julian Blaue (GER/NOR)

Mariana Lemos (PT/ BRA)

 

Descrição do curso

Este curso propõe pensar a performance como uma prática contra-coreográfica em relação à mercantilização do corpo, das trocas sociais e dos espaço da cidade. Está organizado em quatro módulos: Módulo I: coreografias do neoliberalismo e rebeldia (15 horas), em colaboração com o artista alemão, atualmente residente na Noruega, Julian Blaue; Módulo II: Corpo, Escritura e gentrificação (15 horas), em colaboração com a artista brasileira, atualmente residente em Portugal, Mariana Lemos; Módulo III: Laboratório de Performance (9 horas), no qual os estudantes vão trabalhar em suas propostas performativas em diálogo com as questões propostas pelo curso; e Módulo IV: construindo redes no Trans-In-Corporados (21 horas), no 2nd Trans-In-Corporados: Building Networks for International Dance Research, Seminário Internacional proposto pelo LabCrítica e PPGDan – UFRJ. Neste ano, o Trans-In-Corporados busca interrogar como os estudos de dança e os estudos da performance têm respondido ao tempo de crise e desgoverno, bem como à atual virada ultraconservadora no Brasil, no sul global e em todo mundo.

Todos os módulos serão realizados no Museu de Arte do Rio (MAR)– e na região portuária do Rio de Janeiro, epicentro da gentrificação da cidade que foi redesenhada para hospedar mega eventos corporativos, entre eles a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Desde as manifestações de junho de 2013, e em resposta a intensa mercantilização da cidade, o Rio de Janeiro tornou-se um laboratório glocal, rearticulando os limites do espaço público, política e resistência. Através de leituras, cartografias, análise de trabalhos artísticos, dança, e exercícios de escritas corporais, os estudantes irão estabelecer diálogos críticos com as conflituosas memórias da região, corporificadas nas relações sociais do espaço urbano. Estudantes devem trazer suas ferramentas pessoais de criação: laptops, câmeras, gravadores de áudio, material gráfico, etc.

Os participantes devem ler TODAS as referências propostas no programa do curso antes do início de suas atividades. Nós recomendamos fortemente que todos os participantes realizem as leituras antes de viajarem para o Rio de Janeiro.

 

Programa do curso completo aquiOs estudantes selecionados receberão uma lista dos textos digitalizados e demais orientações por e-mail.

 

Dias e horários

Os encontros de 6 a 22 de agosto ocorrerão sempre das 13h30 às 16h30, no Museu de Arte do Rio e na região portuária da cidade. Nos dias 23, 24 e 25 as atividades são destinadas para o acompanhamento da programação do Trans-In-Corporados 2018, que ocorre nos períodos da manhã e da tarde, também no Museu de Arte do Rio e região portuária da cidade. Carga horária total de 60h.

 

Linguagem e tradução

Este é um curso bilíngue em Inglês/Português. A maioria das leituras será disponibilizada em ambas as línguas, mas algumas só estão disponíveis em Inglês e outras em Português. As discussões acontecerão entre ambas as línguas. Recomendamos fortemente que além do português os estudantes tenham nível intermediário ou avançado em Inglês. Estamos profundamente conscientes de que a compreensão mútua através das diferenças linguísticas demandará um esforço coletivo de todos os participantes. Isso quer dizer que vamos falar devagar e com clareza, assim como contar com a partilha da tradução entre nós. Convidamos todos a participarem como intérpretes ativos neste exercício coletivo, com o qual esperamos ajudar a moldar a mudança que desejamos ver e o mundo que queremos habitar.

 

Bolsas de isenção de taxa para estudantes da UFRJ

O curso/residência requer o pagamento de uma tuition fee de 400$ USD. O LabCrítica está oferecendo 8 vagas com bolsas de isenção de taxa para estudantes da UFRJ mediante a processo seletivo, aberto de 16 a 25 de julho. A resposta dos selecionados será publicada dia 27 de julho por e-mail.

Atenção: os estudantes deverão estar com a matrícula ativa nos períodos 2018.1 / 2018.2. Quaisquer dúvidas entre em contato pelo e-mail: course2018@labcritica.com.br.

As submissões deverão ser enviadas contendo os itens abaixo relacionados, todos preenchidos em inglês. Não aceitaremos propostas fora das regras da convocatória.

Obs.: As inscrições para estudantes de outras universidades encerraram no dia 29 de junho de 2018.

Documentos necessários para inscrição (somente em inglês)

Applications are not considered complete until the following items have been submitted:

1) Completed and signed application form (download here).

2) A personal statement of 250 – 500 words addressing your interest in the themes of the courseand how the course will contribute to your research and professional goals.

3) Current C.V.

Please send  your completed application materials to: course2018@labcritica.com.br.