Foto de capa: MAR, de Marina Guzzo. Crédito: Adilson Felix.
O 2º Trans-In-Corporados: construindo redes para internacionalização da pesquisa em dança reúne, em sua segunda edição, artistas, pesquisadores, estudantes e ativistas que se dedicam a buscar alternativas capazes de responder a “estes tempos” de crise, desgoverno e voltas ultraconservadoras. Pensar a dança para além do espetáculo, investigar a coreografia das ruas, da vida cotidiana, e a performance dos espaços de representação são premissas que fomentam os estudos de dança e de performance hoje. O seminário foi criado, em 2017, com a intenção de potencializar essas questões e de fazê-las transitar por diferentes áreas – sejam elas geográficas ou de pesquisa. A iniciativa contribuiu ainda para impulsionar e difundir a criação do Mestrado em Dança da UFRJ, com início previsto para o primeiro semestre de 2019.
Neste ano, a inclusão de novos parceiros e a participação de pessoas de várias partes do Brasil e de outros 16 países (África do Sul, Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Irã, México, Porto Rico, Portugal, Reino Unido e Uruguai) torna o debate ainda mais abrangente, consolidando o seminário Trans-In-Corporados na cena das artes e das políticas do corpo.
Realizado pelo Laboratório de Crítica (LabCrítica) e o Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDan) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o apoio da CAPES e em parceria com o Museu de Arte do Rio (MAR), o Goethe-Institut, e o Festival Panorama, além da colaboração institucional do Centro Coreográfico do Rio Janeiro, o seminário apresenta trabalhos que dialogam com três eixos de debate: Performance e performatividades da dança; Corpoartivismo, luta social e interfaces; e Pedagogias contemporâneas. De 23 a 25 de agosto de 2018, serão três dias de conferências, painéis, debates, lançamento de publicações e mostra de experimentos artísticos no MAR e em outros espaços da região portuária da cidade do Rio de Janeiro.
Expandindo a programação de 2018, entre os dias 6 e 25 de agosto, também acontece no MAR o curso/residência Performance as Counter-Choreography and Situated Inscription. Oferecido pelo LabCrítica à rede do Hemispheric Institute of Performance and Politics – instituição fundada, em 1998, na New York University (EUA), que construiu uma rede com mais de 60 universidades e centros culturais de todas as Américas –, o curso/residência vai reunir 20 artistas e pesquisadores de várias partes do mundo para pensar a performance como uma prática contra-coreográfica em relação à mercantilização do corpo, das trocas sociais e dos espaço da cidade. As atividades são lideradas pelos professores da UFRJ Lidia Larangeira e Sérgio Andrade, com a colaboração dos artistas residentes Julian Blaue (Alemanha/Noruega) e Mariana Lemos (Brasil/Portugal). Os estudantes poderão aproveitar horas e créditos em seus programas de pós-graduação locais.
No dia 22 de agosto, a mesa de abertura do Trans-In-Corporados 2018, com as palestras de Bernart Tort (Porto Rico) e Regina Galindo (Guatemala), ativa temas urgentes e dá o tom do que está por vir, discutindo relações entre Estado, gênero e violência. Em seguida, o evento se desdobra em diversas comunicações orais, distribuídas por painéis e open spaces, que têm como um dos motes principais o corpo na cidade. Serão apresentados 54 trabalhos selecionados para essas duas categorias, durante os três dias de seminário. O primeiro dia termina com a exibição dos vídeo-documentários NoirBLUE, les déplacements d’une danse, de Ana Pi (França/Brasil), e Performance Afro, de Zeca Ligiero (Brasil), seguidos pelo debate Performance, diáspora e vídeo-documentário, com a presença dos dois diretores.
A interface política que permeia todo o seminário está presente, no segundo dia, em trabalhos que pesquisam práticas somáticas, formação em dança e pedagogias da diferença. Isabel Marques (Brasil), Lilliam Chacón (Cuba), Lucía Naser (Uruguai) e Antrifo Sanches (Brasil) trazem suas experiências para o debate Formação em dança na América Latina: perspectivas e resistências, enquanto a mesa Somática, hospitalidade e micropolítica conta com as contribuições de Emma Meehan (Reino Unido) e Regina Miranda (Brasil/EUA).
O último dia dá lugar a reflexões sobre textualidades, metodologias e articulação de redes, não só pelos assuntos tratados nos painéis e no debate, mas também pelas publicações que estarão disponíveis no foyer da Escola do Olhar do MAR. Realizações colaborativas como a Revista Espaço – voltada para o entendimento expandido da dança, com textos de estudantes do Departamento de Arte Corporal da UFRJ e edição do professor Felipe Ribeiro – e os Anais Trans-In-Corporados 2017 – com os resumos dos trabalhos apresentados na edição passada do seminário – serão lançadas nesse dia. Já o livro Performar Debates, organizado por Sérgio Andrade e Silvia Chalub e lançado durante o Trans-In-Corporados 2017, também será vendido no local. A mesa que encerra o terceiro e último dia do Trans-In-Corporados 2018 discute ativismo hoje com os palestrantes Susanne Foellmer (Reino Unido) e Charles Feitosa (Brasil), e tem o sugestivo nome Democracia em chamas.
Ao longo de toda programação, experimentos artísticos de diversos formatos se espalham pelo pavilhão de exposições do MAR e por seu entorno, encarnando formas de resistência, dissidência e combate que a atual conjuntura evoca. São 25 performances que dialogam com a arquitetura do edifício, com os atuais projetos curatoriais do museu e com a região portuária do Rio, ocupando as ruas e demais espaços.
Convidados das mesas e debates centrais do Trans-In-Corporados 2018:
Ana Pi, artista (Brasil/França)
Antrifo Sanches, Coordenador do curso EaD Licenciatura em Dança, UFBA (Brasil)
Bernat Tort, Professor da Universidad de Puerto Rico (Puerto Rico/Estados Unidos)
Charles Feitosa, Professor da UNIRIO (Brasil)
Emma Meehan, Reader in Dance, C-DaRE, Coventry University (Reino Unido)
Eugenio Chavez, Festival Havana Vieja (Cuba)
Isabel Marques, Pesquisadora do Instituto Caleidos (Brasil)
Liliam Chacón, Decana da Universidad de las Artes (Cuba)
Lucía Naser, Professora da UDELaR (Uruguai)
Marcial Godoy, Diretor Associado do Hemispheric Institute of Performance and Politics, New York University (Estados Unidos)
Regina José Galindo, Artista (Guatemala)
Regina Miranda, Pesquisadora CMA – LIMS (Brasil/Estados Unidos)
Susanne Foelmer, Reader in Dance, C-DaRE, Coventry University (Reino Unido)
Zeca Ligiero, Professor da UNIRIO (Brasil)
Conheça a programação completa do Trans-In-Corporados: https://labcritica.com.br/trans-in-corporados2018/