Núcleo de Pesquisa, Estudos e Encontros em Dança

O Núcleo de Pesquisa, Estudos e Encontros em Dança é formado por professorxs-alunxs-artistas-pesquisadorxs dos cursos de dança do Departamento de Arte Corporal da UFRJ e parceiros-colaboradores.

Desde 2015, desenvolvemos o projeto “Cartografias do corpo na cidade” ocupando afetiva e artisticamente espaços públicos e privados da cidade do Rio de Janeiro –– em especial, o Morro da Conceição, na zona portuária –– com proposições e práticas de deriva, errância e paragem. No encontro com pessoas e lugares da cidade, acompanhamos com nossos corpos e através da produção de cartografias, o processo de transformação da paisagem urbana e seus engendramentos subjetivos e coletivos, investigando a relação entre corpo, cidade, dança e escrita. Esse acompanhamento vem sendo publicado no blog, que surge como um suporte de experimentação, compartilhamento e arquivamento, a partir do desejo de exercitar uma possível escrita-dança cartográfica, onde corpo e escrita são indissociáveis.

 

Atividades

  • Práticas de escrita e ressonância com zonas intensivas da cidade com produção de cartografia entre escrita, imagem e dança;
  • Proposição de oficinas e experimentações coletivas.
  • Práticas em parceria com colaboradores:

3.1-c.e.m- centro em movimento (Lisboa) gestos paradoxais (agarrar-largar; tecer-destecendo, dar-receber) como política do encontro entre pessoas e lugares da cidade;

3.2- Derivas performáticas pela cidade do Rio de Janeiro com Aline Bernardi

3.3- Colaboração no projeto Reentrâncias do grupo de pesquisa Poéticas Tecnológicas –corpoaudiovisual coordenado por Ivani Santana.

  • Reflexão sobre as produções em Tese de doutorado (UERJ), artigos, Trabalhos de Conclusão de Curso, Seminários e Congressos.

Coordenadora

Lidia Costa Larangeira

Integrantes

Bruna Belém (Bolsista PIBIAC-UFRJ)

Laura Vainer

Raquel Oliveira (Bolsista PIBIAC-UFRJ)

Thaís Chilinque (Bolsista PIBIAC-UFRJ)

Colaboradorxs

Ruth Torralba,

Mariana Lemos

Aline Bernardi

Tamara Rothstein

Parceirxs

c.e.m- centro em movimento- Lisboa

Casa Territórios- Rio de Janeiro

Corporeilabs- Laboratório de Corporeidades e Subjetividades- UFF